FEDERAÇÃO DA FROTA 
ESTELAR DE SÃO PAULO

RESPONSÁVEL - ALMIRANTE WILTON
ELABORAÇÃO - CAPITÃO CARLOS
COLABORADORES - CAPITÃ JOSEMEIRE
- CAPITÃO PAULO
 
INFORME GERAL 
N. 006/99

 



 

THE MAN TRAP

- O Sal da Terra - Data Estelar 1513.1

Em sua missão no espaço a U.S.S. Enterprise tem como tarefa visitar uma equipe de pesquisa localizada no planeta M - 113, devendo fornecê-los mantimentos, além do que efetuar exames médicos de rotina. A equipe era formada pelo Dr. Robert Crater e sua esposa Nancy, e o objetivo de seu trabalho a pesquisa arqueológica sobre a antiga e extinta civilização daquele planeta.

Apesar do isolamento, o cientista informa que não precisam de exames médicos, pois encontram-se bem de saúde fazendo uma ressalva somente no que tange a necessidade de um suprimento extra de sal, tendo em vista a natureza do planeta que parece forçar o organismo humano gastar mais sais que em outros lugares.

Em um passado distante, McCoy teve um romance com Nancy, e isso parece explicar a insistência do médico em querer examinar os pesquisadores, os quais insistem, por sua vez, em afirmar que estão bem.

Um pouco antes de retornarem para a Enterprise, ocorre um acidente com um dos tripulantes que desembarcou no planeta. O mesmo é encontrado morto, aparentemente atacado por algo sdesconhecido, o que leva Kirk impor que todos seja removidos imediatamente opara a Enterprise, inclusive os cientistas.

Ocorre que a criatura que atacou o tripulante é a própria  Sr. Crater, a qual se alimenta basicamente de sal, o qual extrai dos seres humanos quando os ataca, provocando sua morte.

Um dos artifícios de que a criatura lança mão para se aproximar de suas vítimas é adotar a aparência de alguém presente no pensamento dessa possível vítima, técnica que adotou junto a McCoy, que o fez acreditar que Nancy não havia envelhecido nada durante os longos anos em não se viam.

Com todo esse ardil, a criatura provoca inúmeras baixas na tripulação da Enterprise, sendo que, no momento em que essa buscava aniquilar o Capitão Kirk, McCoy se interpõe em seu caminho, destruindo a criatura.

 

ELENCO

William Shatner como James Tiberius Kirk™;
Leonard Nimoy como Spock™;
DeForest Kelley como Leonard McCoy™;
Nichelle Nichols como Uhura™;
George Takei como Hikairo Sulu™;
Jeanne Bal como Nancy Crater;
Francine Pyne como Nancy Crater;
Alfred Ryder como Professor Robert Crater.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

COM QUE OLHOS VEMOS O MUNDO ?

( Por Carlos Alberto Rodrigues Jr. )

Do episódio " O Sal da Terra ", apesar de todo clima policial que envolve a trama, a busca desenfreada em descobrir quem está matando a tripulação e de como fazer a criatura deixar cair seu disfarce, o que mais me chamou a atenção, foi que o grande trunfo da criatura não era o seu poder de camuflagem, mas a solidão e a carência dos tripulantes da Enterprise.

Apesar de todo clima romântico que envolve essa jornada no espaço, Gene Roddenberry concebeu seus personagens como seres humanos, dotados não somente das virtudes dessa criatura, mas principalmente, de suas fraquezas.

Das coisas que mais assolam o ser humano em sua existência, a solidão criada a partir de um isolamento forçado, como nos casos de tripulantes em viagens prolongadas, talvez seja uma das coisas mais difíceis de serem enfrentadas.

Nos dias atuais, onde indivíduos vivem suas jornadas de isolamento contínuo, em função do tipo de trabalho e de vida que leva, tem como conseqüência,  quando a pessoa não está psicologicamente preparada, a criar uma situação de desespero tão grande, que permite a aproximação de monstros, como a criatura do planeta M-113.

Porém, nossas criaturas terrenas não tiram o cloreto de sódio dos organismos de suas vítimas, mas seu dinheiro, sua saúde, e até sua alma. Sim, nossos monstros são os traficantes, os golpistas e até alguns falsos profetas.

A grande questão levantada pelo episódio, no meu entendimento é de que os monstros estão aí fora no mundo, mas que isso não nos deve fazer desistir de enfrentar a vida. A jornada que temos que enfrentar pode parecer muito difícil, e para vencê-la  é preciso perseverança, e mesmo assim, não estaremos livres de nossa natureza humana, ou seja, seremos tentados, e poderemos cair, dependendo unicamente de nós, o sucesso em não se dobrar as dores que aparecerão sabendo enfrentá-las como fez McCoy ao final quando destruiu o monstro que possuía as feições de sua amada.

Logo, temos que ter força e cuidado, sim devemos prestar a atenção para vermos se não estamos sendo levados por algo ou alguém que esteja se aproveitando de nossas fraquezas, não somente a solidão e a saudade, mas, também, a vaidade, a ambição ou a avareza.

A vida pode apresentar dificuldades em seu desenrolar, mas tenho a certeza de uma coisa, pormaiores que sejam essas dificuldades encontradas no nosso dia-a-dia, não creio que possa existir coisa melhor, bastando para isso que passemos a observá-la com os nossos próprios olhos, e não com os dos outros.

 

x x x x x x x o oO X O o o x x x x x x x


 

 

JORNADA NAS ESTRELAS
UM MARCA OU PRODUTO FALIDO?

( Por Carlos Alberto Rodrigues Jr .)

Parece até antagônico o fato que vêm se sucedendo no universo de Jornada Nas Estrelas, e disso iremos tratar nesse momento. Vivemos momentos, como apreciadores do seriado, em que o mesmo ameaça deixar de existir, principalmente pelo desinteresse econômico que o " produto " parece despertar no público consumidor.

Criado e de propriedade da Paramount, o universo trekker ultrapassa suas fronteiras, como podemos observar em vários exemplos. Um desses, é o mercado que existe em torno de produção de brinquedos e outras lembranças vinculadas a série.

Agora, o que mais me chamou a atenção, é para o fato de que os produtores alegam que o seriado estaria velho, ou seja, de que as novas gerações não têm conhecimento da série e que isso não vende mais. Bom, se isso fosse inteira verdade acho que estamos a beira de vermos outros grandes monstros da produção cinematográfica irem a falência dentro em breve.

Sim, pois a Fox, a Tunner Television ( Cartoon Network ) e a Warner , vem apresentando em seus programas mais recentes e dedicados a público jovem referencia a Jornada Nas Estrelas em seus programas, passando da simples referencia a existência de um programa que outrora tenha existido, mas a atos e coisas criados pelos mesmos, chegando a mostrar quanto está presente na memória do público seu enredo e personagens.

Um dos desenhos animados mais novos, de ultima geração (98/99) é o Laboratório de Dexter, o qual temos uma verdadeira aventura trekker relatada em um de seus episódios.


  

Outro desenho tido como recente, e dedicado a público jovem é o dos metaleiros Beavis & Bauthead, ícones da MTV que homenagearam ST em sua nova geração, assim como os Tinny Toons da WB, em pelo menos dois episódios usam imagens e estilo de estórias tendo como tema base Jornada Nas Estrelas.




Agora, o grande recordista de participações de personagens, atores e tema, pelo que tenho ciência, é o desenho da Fox – The Simpsons, programa esse que é tido como um marco e um dos principais da televisão americana.

Dessa forma, posso até estar errado, mas a única coisa que me veio a cabeça é o de que se empresas emissoras concorrentes fizeram uso de Jornada Nas Estrelas para seus próprios programas, das duas uma: ou elas estão querendo se afundar; ou o produto vende.

 



 

U.S.S. BRAZIL

 

Alguém tomou conhecimento de nossa existência......!

Não tenho conhecimento da versão oficial do porquê, mas a verdade é que os produtores de Jornada Nas Estrelas reconheceram a existência do Brasil, mais precisamente do enorme público que este seriado possui aqui no Brasil.

A forma utilizada para demonstrar esse reconhecimento, que não é compartilhado por emissoras locais de televisão, se concretizou atraves do batismo da nova nave, colocada para substituir a U.S.S. DEFIANT, cujo nome é uma homenagem explícita ao BRASIL.

( Vide registro na placa: .NAMED FOR PEOPLE OF BRASIL )


Vamos ver se as emissoras da terra passam a perceber, assim como sua co-irmã americana, que existe público no Brasil, capaz de se fazer presente e respeitado.

 



 

U R G E N T E

A TODOS OS FÃS DE JORNADA NAS ESTRELAS

A partir do dia 15/06/99, todas as Terças, Quartas e Quintas-Feiras, no Canal 21 ( infelizmente somente para a Cidade de São Paulo ), às 19:00 hs,  estréia de STAR TREK - DEEP SPACE NINE ( DS9 ).

Parece que nossos esforços estão sendo recompensados, porém infelizmente somente para os moradores da cidade de São Paulo, pois o Canal 21 é uma emissora local da TV BANDEIRANTES.

Preparem os vídeos-cassetes.

( Por: Capitão Paulo Sergio Antunes Mazzarello )

N O T A

Mais nem tudo esta perdido, você trekker, morador de outra região, que não recebe o sinal do Canal 21, mande vários e-mail's a emissora, quando maior for o numero de trekkers, que manifestarem a sua vontade, por STAR TREK - DEEP SPACE NINE, maiores serão a oportunidade, em converse a emissora, à passar em rede nacional.

E-mail do Canal 21, anote:21@rede21.com.br

( Por: Federação da Frota Estelar De São Paulo )

 



 

ANIVERSARIANTES
JUNHO/99

Paulo Sergio Antunes Mazzarello

Capitão ncc1701e@zip.net Jun/02
Ghunther Gerheim

Alferes 3º Grau unther@net.em.com.br Jun/08
Avelino Pereira

2º Tenente avelino@sol.com.br Jun/15
Rosana Dos Santos Castro

Alferes 3º Grau rscastro@unetvale.com.br Jun/15
Andre Carvalho Paroli

Alferes 3º Grau paroli@dglnet.com.br Jun/17
Rafael Kosa Teixeira

Alferes 3º Grau agneskosat@montreal.com.br Jun/20
André Luiz Betti

Alferes 3º Grau phoenix@sercomtel.com.br Jun/21
Daniel Moreira Silveira

Alferes 3º Grau moreira@w7.net Jun/23
Luiz Gustavo Barbosa Teixeira

Alferes 3º Grau medieval@freemail.com.br Jun/29

 

 

HUMOR TREKKER


Criação do australiano John Cook, SEVTREK é um achado na área dos Cartons sobre Star Trek, em todas as suas fases, desde a série clássica até a recente Voyager, incluindo os filmes.

Ao tomarmos conhecimento da existência desse material, buscamos contatar o autor, para que permitisse a divulgação de seu trabalho,  neste nosso informativo, no que fomos atendidos, sem qualquer custo, para a FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO.



THE SEVTREK É UMA CRIAÇÃO DE JOHN COOK, CUJA DIVULGAÇÃOE TRADUÇÃO FORAM AUTORIZADAS PELO MESMO, ESTA OBRA NÃO PODE SER DIVULGADA SEM A PRÉVIA PERMISSÃO DO AUTOR.

 

 

 

NOVOS
CERTIFICADOS DE SÓCIOS

Está sendo desenvolvido, o novo Certificado de Sócio, onde você poderá ter a sua foto vestindo o novo uniforme do filme Star Trek - Insurrection.

Veja como você poderia ficar:

 

 

   
PODERIA SER VOCÊ ! TENENTE FABIO



Envie sua foto 3x4, via e-mail ao Tenente Fabio - tugy@mandic.com.br não podendo.enviá-la, por e-mail, envie por correio, ou contate o Tenente Fabio, que explicará o procedeimento a ser adotado.

Visite a Galeria da Tripulação da
FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO
   

 

 

FÃS COLECIONADORES

Existe um Site Super Legal, que é um tipo de Galeria Virtual, para colecionadores de objetos Trekkers e outros do gênero de ficção científica.
Recomendo a todos. Confira com o pessoal da U.S.S.(Ralfo e Elisa e Marcos).

 



Matérias e materiais, para serem divulgados nas futuras edições dos Informes Gerais, devem ser encaminhados à PONTE DE COMANDO - F.F.E.S.P. ao cuidados do Capitão Carlos Rodrigues Junior - fome@amazon.com.br - Comandante da Base-Avançada-Belem-F.F.E.S.P., ou nos endereços abaixo:

FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO

Jornada Nas Estrelas a assim como as imagens e simbolos aqui, utilizados são da Paramount Pictures Inc, uma empresa Viacom. .Reconhecemos seu direito autoral e não tentamos infringir.O objetivo deste informativo é divulgar o Universo Trekker de Jornada Nas Estrelas.