FEDERAÇÃO DA FROTA
ESTELAR DE SÃO PAULO

RESPONSÁVEL - ALMIRANTE WILTON
EDITOR CHEFE - CAPITÃO CARLOS
COLABORADORES - CAPITÃ JOSEMEIRE
INFORME GERAL
N. 003/99

 



 

THE DEVIL IN THE DARK

O Demônio na Escuridão - Data Estelar 3196.1

 

A U.S.S. Enterprise chega a Janus VI para investigar informes relativos a sabotagem em geral e mortes ocorridas causadas por um monstro que estaria rondando as profundezas dos túneis de mineração. A criatura possui uma incrível a habilidade de escavar rocha sólida. Janus VI é a fonte de um raro mineral, o pergium.

 

Spock, ao tomar conhecimento do roubo de uma peça vital para a manutenção dos mineiros no planeta, o faz pensar que eles estão lidando com uma criatura inteligente. Assim Kirk e Spock, e uma equipe de segurança da Enterprise, penetram nas minas buscando encontrar a criatura. Ao encontrá-la, vêem que se trata de uma forma de vida rochosa que é capaz de escavar facilmente através das paredes de pedra, mas que se encontra ferida pela explosão de phaser, a robusta criatura consegue escapar pela parede de pedra.

 

Finalmente, Kirk e Spock conseguem um contato amistoso com a criatura, descobrindo que seu nome é Horta, e mediante fusão mental com a  entidade, Spock descobre que ela  é, de fato um ser inteligente, nativa, do planeta, e que os homens penetraram em um dos seus berçários e inadvertidamente destruiram muitos dos ovos, sendo este o motivo que levou a atacá-los, com o único objetivo de salvar suas crias ainda não nascidas.

 

Com Spock agindo como intérprete, os mineiros explicam à Horta que eles pensaram que os ovos eram algum tipo de aglomerados de silicone e que jamais tiveram qualquer intenção hostil contra a criatura.

 

William Shatner , Leonard Nimoy, DeForest Kelley e James Doohan

PARTICIPACAO ESPECIAL:

Janos Prohaska como a Horta,
Ken Lynch como Engenheiro-Chefe Vanderberg
Barry Russo como tenente-comandante Giotto
Brad Weston como Ed Appel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INSURRECTION

Quadro comparativo de arecadação dos últimos filmes de Jornada Nas Estrelas dentro dos Estados Unidos, nas seis primeiras semanas de exibição.

Week

Undiscovered Country

Generations

First Contact

Insurrection



0

18,162,837

26,146,569

30,716,131

22,052,836


1

30,432,868

49,016,317

60,850,689

35,647,981


2

38,312,961

57,630,192

71,146,315

47,734,318


3

50,445,760

62,428,934

76,721,064

58,644,099


4

60,541,445

65,328,308

80,389,431

63,021,996


5

64,690,283

68,186,934

85,122,152

65,381,579


6

67,494,882

71,293,610

89,129,389

66,408,775


7

68,860,242

72,448,184

 90,147,619

67,191,128

 

 

O DESCONHECIDO


O DESCONHECIDO
POR CARLOS ALBERTO RODRIGUES JUNIOR



Ao relembrar do episódio de Jornada Nas Estrelas " The devil of the dark ", parei para pensar em como deveria ser um encontro entre um homem e um  ser de outro planeta, e de como seria a reação desse homem.

Tentei, então, me colocar no lugar dessa pessoa e imaginar o que poderia ocorrer e de como seria a minha reação. Nesse momento, minha  imaginação ferveu, passando a criar as mais diversas possibilidades, me levando a sentimento extremos, da euforia total ao mais terrível pânico.

Daí, passei a pensar em outra coisa relacionada a esse fato, que é a forma como os personagens de Star Trek perderam sua característica humana com o passar do tempo, ou seja, de como os personagens estão se "desumanizando".

Sim, é como entendo o comportamento da tripulação da Série TNG, cuja reação ao encontro com o desconhecido parece ser a mesma que nós temos ao encontrar um novo funcionário no local de trabalho. Ao passo que, na série clássica - TOS, onde havia um clima de apreensão aos novos contatos, mantendo viva a característica humana da excitação em relação desconhecido.

 

Não é que os personagens tivessem que entrar em pânico toda vez que se deparassem com uma nova forma de vida, mas que demonstrassem a excitação fosse com euforia ou medo, que são características intrínsecas do ser humano a pelo menos uns 10 mil anos, de sua existência historicamente registrada.

O que isso tudo me passa, é a idéia de como o universo de Roddenberry não foi bem continuado, pois se fosse um caso de desumanização, tudo bem, mas vemos que os autores estabelecem as reações humanas em outras situações ( como o egoísmo de Picard em The First Contact quando da tentativa de sacrificar a própria tripulação e nave em função de uma vingança pessoal contra os Borgs).

Assim, mesmo com toda a vasta " experiência " obtida com  anos de  treinamento em uma academia da Frota, acho que os .episódios de Jornada Nas Estrelas - Série Clássica, consegue reproduzir a expectativa ( a apreensão ) natural do ser humano que vai ao encontro do desconhecido, diferente dos humanos das séries posteriores, os quais parecem mais insensíveis ao inesperado que o próprio Senhor Data.

Talvez seja essa característica humana da série original que tanto me fascine em Jornada Nas Estrelas.




ANIVERSARIANTES
JANEIRO E FEVEREIRO/99

DeForest Kelley

Dr. Leonard "Bones" McCoy

Jan/20

Majel Barret

Nurse Chistine Chapel

Jan/23

Brent Spiner

Tenente-Comandante Data

Fev/02

LeVar Burton

Tenente-Comandante Geordi La Forge

Fev/16


Omar Vieira Junior

ALFERES omarrj@uol.com.br

Jan/02

Luiz César Granato Junior

ALFERES granato.junior@zipmail.com.br

Jan/06

Evandro De Oliveira Gomes

ALFERES degomes@zipmail.com.br

Jan/11

Paulo Sergio Musico

ALFERES musicops@uol.com.br

Jan/12

Leandro Daniel Martini

ALFERES leandro.martini@tess.net.br

Jan/17

Cecilia Moss Rodrigues Gonçalves

ALFERES baloo@netwalk.com.br

Jan/20

Hermes Eugenio Schneider

ALFERES hermesch@uol.com.br

Jan/31

Leandro Custódio Caldarelli

ALFERES calderelli@uol.com.br

Fev/03

Gustavo Henrique Simões Horta

ALFERES ghsh@freemail.globalsite.com.br

Fev/06

Carlos Eduardo De Paiva Carvalho

TENENTE pcarvalho@sol.com.br

Fev/07

Fabio Grigoletto Dos Reis

TENENTE tugy@mandic.com.br

Fev/10

Ulisses Graminhani De Andrade

ALFERES ulisses2@atribuna.com.br

Fev/13

Emerson Nunes

ALFERES emerson@asatnet.com.br

Fev/16

Jose Miguel Vidal Junior

ALFERES jjunior@aids.gov.br

Fev/19

Leandro José Cardoso Bonança

ALFERES bleandro@zaz.com.br

Fev/19

Evention Pessoa Costa

ALFERES evenilton@starmedia.com

Fev/24

Marcelo Silva De Brito

TENENTE draal@postalmail.com.br

Fev/24

Dennis Bluwol

ALFERES dbluwol@yahoo.com

Fev/26

Paulo Guilherme Pontes Bethke

ALFERES pgbethke@zaz.com.br

Fev/28

 

 

BRONCA GERAL


Pequeno comentário sobre um programa de televisão exibido as 23:45 do último dia 20 e 21 de Janeiro de 1999, pela emissora Rede Record de Televisão, denominado LEÃO LIVRE.

- Ficou estranho
!


É o mínimo que pode ser dado a participação Trekker no o referido programa.

- Sendo o tema de discussão dentro do Universo Trekker Brasileiro !

- A referida entrevista era de conhecido com uma certa brevidade pelos participantes, pois o Universo Trekker Brasileiro, tomou conhecimento da realização desse programa especial com quase uma semana de antecedência, não é concebível que os convidados não tenham tido tempo suficiente para se organizar  para a  entrevista, mesmo porque eram três profissionais de jornalismo e um professor de física.

Mas a estratégia utilizada pelos representantes trekkers poderia ter sido um pouco diferente, onde poderia causar um impacto maior e melhor. Por que, os trekkers presentes não se limitaram a informar quantos fã-clubes existem aqui no Brasil?
Bastando complementar dizendo que existem associações desse tipo com mais de dois mil filiados.
O resto seria congecturações mentais dos interessados em conquistar um público televisivo.

E o mais lamentável, na estratégia apática e submissa dos nossos representantes, foi o de deixar o deboche, já previsível, do Sr. Gilberto " Leão Livre " tomar conta da maior parte do programa, transmitindo a imagem de um bando de doidos que gostam de andar com orelhas de plástico e brincando de ET, ao passo de que deveria enfatizar que nossos grupos realizam eventos beneficentes, e de estudos científicos, podendo até, dentro do jeito populista do apresentador do programa,
conseguir uma publicidade extra para nós.


Outro ponto omitido no programa, é o de como os clubes trekkers vêm se proliferando, principalmente na Internet, detalhe esse que evidenciaria ( patrocinadores em geral ) que os admiradores de Star Trek são potenciais consumidores, pois é esse tipo de gente que precisa ser sensibilizado, pois as emissoras só transmitem o que é pago pelos patrocinadores.

Nota: O que caracteriza nossos clubes trekkers é o fato de que a média das idades está na casa dos trinta a anos.

Algo estranho na entrevista, onde foi divulgado que existem 35 mil trekkers filiados a fã-clubes, somente aqui no Brasil.

Pergunta:
-O número 35 mil, refere-se aos inscritos diretamente, e que esses adeptos de Jornada Nas Estrelas têm familiares que passaram apreciar os seriados, sem que tenham se filiado a qualquer  fã-clube ?

Pergunta:
-Se existe o número de 35 mil adeptos de Jornada Nas Estrelas, por que, temos que fazer:
-Abaixo-Assinados e Campanhas ?
Não estaria passando normalmente aqui no Brasil, a Voyager e Deep Space Nine e os cincos anos finais de Nova Geração ?
E, também não existiriam as fitas nas distribuidoras de video para serem adquiridas?

 

ig3-6.gif (3825 bytes)

 


-Esta entrevista, é algo para se pensar !

 

 

HUMOR TREKKER

Criação do australiano John Cook, SEVTREK é um achado na área dos Cartons sobre Star Trek, em todas as suas fases, desde a série clássica até a recente Voyager, incluindo os filmes.

Ao tomarmos conhecimento da existência desse material, buscamos contatar o autor, para que permitisse a divulgação de seu trabalho,  neste nosso informativo, no que fomos atendidos, sem qualquer custo, para a FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO.

Iremos apresentar o SEVTREK no original .(em inglês ) para não interferir no desenho do artista, onde adiantamos a vocês que os nomes são criações do mesmo, e logo a seguir uma tentativa de tradução, que será quase literal, pelo que pedimos desculpas antecipadamente.


  • Cap.Quirk: "Squatty, o teletransporte está funcionando mal outra vez ?

  • Eng. Squatty: "Não, isto é o que acontece quando você belisca o traseiro de alguém durante o transporte!

THE SEVTREK É UMA CRIAÇÃO DE JOHN COOK, CUJA DIVULGAÇÃO E TRADUÇÃO FORAM AUTORIZADAS PELO MESMO, ESTA OBRA NÃO PODE SER DIVULGADA SEM A PRÉVIA PERMISSÃO DO AUTOR

 

 

NOVOS CERTIFICADOS DE SÓCIOS

Está sendo desenvolvido, o novo Certificado de Sócio, onde você, poderá ter a sua foto vestindo o novo uniforme do filme Star Trek - Insurrection.

Veja como você poderia ficar:

PODERIA SER VOCÊ ! TENENTE FABIO

Envie sua foto 3x4, via e-mail ao Tenente Fabio - tugy@mandic.com.br - não podendo enviá-la, por e-mail, envie por correio, ou contate o Tenente Fabio,.que explicará o procedeimento a ser adotado.


Visite a Galeria da Tripulação da
FEDERAÇÃO DA FROTA ESTELAR DE SÃO PAULO

 

 

FÃS COLECIONADORES

Existe um Site Super Legal, que é um tipo de Galeria Virtual, para colecionadores de objetos Trekkers e outros do gênero de ficção científica.
Recomendo a todos. Confira com o pessoal da U.S.S.(Ralfo e Elisa).

 



Matérias e materiais, para serem divulgados nas futuras edições dos Informes Gerais, devem ser encaminhados à PONTE DE COMANDO - F.F.E.S.P. ao cuidados do Capitão Carlos Rodrigues Junior - fome@amazon.com.br - Comandante da Base-Avançada-Belem-F.F.E.S.P.

 

Federação da Frota Estelar de São Paulo Base Avançada Belem - F.F.E.S.P.
FEDERAÇÃO DA FROTA
ESTELAR DE SÃO PAULO
BASE AVANÇADA BELEM
F.F.E.S.P.

 

Jornada Nas Estrelas a assim como as imagens e simbolos aqui utilizados são da Paramount Pictures Inc, uma empresa Viacom. Reconhecemos seu direito autoral e não tentamos infringir. O objetivo deste informativo é divulgar o Universo Trekker de Jornada Nas Estrelas.